quinta-feira, 27 de setembro de 2012

IPÊ AMARELO, CHEGOU A PRIMAVERA!!!



CURSISTA: ESTER DOS REIS ALVES SANTOS

                                                

ATIVIDADE 2.6 - PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET, TV E DVD

ESCOLA: E.M BENEDITO PEREIRA LIMA

MUNICÍPIO: SÃO  JOÃO DA LAGOA

FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

 

PLANEJAMENTO DE AULA

 

ESCOLA: E. M JOSÉ CARLOS DE LIMA

 

PÚBLICO ALVO: NONO ANO

 

TEMA: MEIO AMBIENTE

 

DATA: 24 / 09 / 12

 

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

 

DURAÇÃO: 2 AULAS DE 50 MINUTOS

 

RECURSOS: COMPUTADOR COM ACESSO A INTERNET, TV E DVD

 

OBJETIVO:

- PROMOVER A CONCIENTIZAÇÃO DO ALUNO ENQUANTO SUJEITO TRANSFORMADOR E DE INFLUENCIA NO ESPAÇO EM QUE VIVE.

- RECONHECER A IMPORTANCIA DA RECICLAGEM.

- IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE LIXO E RESÍDUOS.

- APRENDER O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DOS RESIDUOS E PARA QUE SERVE ESTA AÇÃO.

 

 - DESENVOLVIMENTO:


 

  • EXPLICAR O JOGO ORALMENTE AINDA NA SALA DE AULA.
  • LEVAR OS ALUNOS AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ORIENTANDO-OS SEMPRE QUANTO AO USO DO COMPUTADOR.

AJUDAR OS ALUNOS A ACESSAREM O LINK ESCOLHIDO http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/

 

  • LER AS INSTRUÇÕES DO JOGO PARA OS ALUNOS;
  • CONDUZI-LOS SEMPRE QUE SURGIR DIFICULDADES.
  • DE HORA EM HORA DAR ENFASE AO TEMA EM QUESTÃO.

 

- AVALIAÇÃO:

AVALIAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO JOGO E A INTERAÇÃO DOS MESMOS NO CONTEXTO, BEM COMO A INTERPRETAÇÃO DO VÍDEO.

 

REFERÊNCIA:


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hiper-Portifólio


 

 

TECNEOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

 

CURSISTA; ESTER DOS REIS ALVES SANTOS

UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

ATIVIDADE: ATIV 2_5 CRIANDO UM PORTIFÓLIO EMHIPERTEXTO, O SEU HIPERPORTIFÓLIO

MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA-MG

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA

FORMADORA: SUZANA ALVES ARAÚJO

 

MEU HIPER – PORTIFÓLIO

 


·         Trabalho no Pré Escolar Municipal Fada Encantada, em são João da lagoa – MG.

·         Estamos participando do Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional – (PROINFO INTEGRADO).

·         É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, através  da capacitação e inclusão digital de professores e gestores no intuito de atualizar o ensino à realidade vigente.

 

·         UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA ESCOLAR

Nesta unidade houve uma reflexão acerca da tecnologia e sua inserção na sociedade. A atividade consistiu em uma síntese que foi postada na biblioteca da plataforma e-proinfo.

 

·         FORUM: QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Este fórum promoveu uma interessante reflexão acerca da postura do professor enquanto aprendiz, foram analisadas as seguintes questões: O que é ser professor hoje? Quem sou eu neste contexto? Os comentários foram postados no fórum da plataforma e- proinfo.

 

·         DIÁRIO DE BORDO

 

No diário de bordo foram feitas reflexões embasadas nas seguintes questões: Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecneologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno? Foram postadas no diário de bordo as reflexões sobre o assunto.

 

·         UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

    

Nesta unidade foi discutido a importância da navegação em debate presencial, também foram divulgadas as atividades sobre o tema no espaço da biblioteca, e postagens estão sendo feitas nos blogs dos cursistas.

 

·         FÓRUM

 

Foi relatada neste fórum a experiência de navegar livremente na internet com um produto textual que se navega além de ler.

 

·         FÓRUM

 

            Neste espaço foi exposta a pesquisa acerca do conceito de hipertexto e a reflexão acerca do mesmo, completando o fórum com comentários feitos nas atividades uns dos outros.

 

·         BLOG

  Já estão sendo postadas nos blogs algumas atividades inclusive este hiper – portfólio, onde no decorrer do curso serão registradas as atividades desenvolvidas no decorrer do curso.

 

 

TECNEOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

 

CURSISTA; ESTER DOS REIS ALVES SANTOS

UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

ATIVIDADE: ATIV 2_5 CRIANDO UM PORTIFÓLIO EMHIPERTEXTO, O SEU HIPERPORTIFÓLIO

MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA-MG

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA

FORMADORA: SUZANA ALVES ARAÚJO

 

MEU HIPER – PORTIFÓLIO

 


·         Trabalho no Pré Escolar Municipal Fada Encantada, em são João da lagoa – MG.

·         Estamos participando do Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional – (PROINFO INTEGRADO).

·         É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, através  da capacitação e inclusão digital de professores e gestores no intuito de atualizar o ensino à realidade vigente.

 

·         UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA ESCOLAR

Nesta unidade houve uma reflexão acerca da tecnologia e sua inserção na sociedade. A atividade consistiu em uma síntese que foi postada na biblioteca da plataforma e-proinfo.

 

·         FORUM: QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Este fórum promoveu uma interessante reflexão acerca da postura do professor enquanto aprendiz, foram analisadas as seguintes questões: O que é ser professor hoje? Quem sou eu neste contexto? Os comentários foram postados no fórum da plataforma e- proinfo.

 

·         DIÁRIO DE BORDO

 

No diário de bordo foram feitas reflexões embasadas nas seguintes questões: Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecneologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno? Foram postadas no diário de bordo as reflexões sobre o assunto.

 

·         UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

    

Nesta unidade foi discutido a importância da navegação em debate presencial, também foram divulgadas as atividades sobre o tema no espaço da biblioteca, e postagens estão sendo feitas nos blogs dos cursistas.

 

·         FÓRUM

 

Foi relatada neste fórum a experiência de navegar livremente na internet com um produto textual que se navega além de ler.

 

·         FÓRUM

 

            Neste espaço foi exposta a pesquisa acerca do conceito de hipertexto e a reflexão acerca do mesmo, completando o fórum com comentários feitos nas atividades uns dos outros.

 

·         BLOG

  Já estão sendo postadas nos blogs algumas atividades inclusive este hiper – portfólio, onde no decorrer do curso serão registradas as atividades desenvolvidas no decorrer do curso.