ESCOLA MUNICIPAL
BENEDITO PEREIRA LIMA
PRÉ-ESCOLAR MUNICIPAL
FADA ENCANTADA
PROJETO: MÚSICA NA ESCOLA
Cursistas:
Ester Alves, Deise Aparecida, Júlia Graciela
Clientela:
Educação Infantil e 1ª Ano do Ensino Fundamental
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa- Alfabetização
Justificativa:
A presença da música na educação dos
alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o
enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical
desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade
e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se
relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo
a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a
aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Objetivos:
- Promover a partir da música, a
integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Específicos:
- Motivar e integrar as crianças
através da música;
- Brincar com a música, imitando,
inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a
capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas
crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a
partir da utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a
produção textual.
Estrutura Programática
Conteúdos conceituais: cantigas de roda
Conteúdos procedimentais: trabalhar com cantigas onde os alunos vão unir as palavras para
montar as cantigas de roda: as letras das músicas mostram o sentido e a função
da escrita.
Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita com que os alunos realizem um trabalho
coletivo, onde todos estejam envolvidos, provocando situações em que os alunos
se ajudem mutuamente no processo de aprendizagem e incentivando a participação.
Procedimentos metodológicos:
Através das cantigas de roda, muito requisitadas nas horas das
brincadeiras.
"A Música estimula áreas do cérebro
não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim,
realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a
capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de
alfabetização e ao raciocínio matemático.
Trabalhar com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em
cartolina e afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto.
Os alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas. Enquanto isso,
os outros poderão executar diversas atividades como ordenar tiras de papel com
versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem ou sílabas que
reconhecem. Essas atividades dependerão das hipóteses em que as crianças se
encontrem.
A turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da
frase, completar e ordenar versos e palavras. Ultrapassada essa fase, fazer o
livro onde o aluno escreve e ilustra uma cantiga.
Recursos:
- Cartazes;
- Aparelho de som;
- Notebook
- Microfone
- Data show
Avaliação:
Observar se através dessa atividade os
alunos avançam no estabelecimento de relações entre o escrito e oral, e se
obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais
de leitura e escrita.
Justificativa:
A presença da música na educação dos
alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o
enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical
desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a
criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se
relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo
a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a
aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Objetivos:
- Promover a partir da música, a
integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Específicos:
- Motivar e integrar as crianças
através da música;
- Brincar com a música, imitando,
inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a
capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas
crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a
partir da utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a
produção textual.
Estrutura Programática
Conteúdos conceituais: cantigas de roda
Conteúdos procedimentais: trabalhar com cantigas onde os alunos vão unir as palavras para
montar as cantigas de roda: as letras das músicas mostram o sentido e a função
da escrita.
Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita com que os alunos realizem um trabalho
coletivo, onde todos estejam envolvidos, provocando situações em que os alunos
se ajudem mutuamente no processo de aprendizagem e incentivando a participação.
Procedimentos metodológicos:
Através das cantigas de roda, muito requisitadas nas horas das
brincadeiras.
"A Música estimula áreas do cérebro
não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim,
realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a
capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de
alfabetização e ao raciocínio matemático.
Trabalhar com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em
cartolina e afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto.
Os alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas. Enquanto isso,
os outros poderão executar diversas atividades como ordenar tiras de papel com
versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem ou sílabas que
reconhecem. Essas atividades dependerão das hipóteses em que as crianças se
encontrem.
A turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da
frase, completar e ordenar versos e palavras. Ultrapassada essa fase, fazer o
livro onde o aluno escreve e ilustra uma cantiga.
Recursos:
- Cartazes;
- Aparelho de som;
- Notebook
- Microfone
- Data show
Avaliação:
Observar se através dessa atividade os
alunos avançam no estabelecimento de relações entre o escrito e oral, e se
obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais
de leitura e escrita.