quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO


CURSISTAS: DEISE APARECIDA
                       ESTER ALVES
                      JÚLIA GRACIELA
                      KATIANE
                      MIRCE GONÇALVES

UNIDADE 4: PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE 4_3:  LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA – MG
FORMADORA: SUZANA ALVES
 

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

            Ao lermos o texto "Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis" de Silvio Pereira da Costa, podemos perceber que as tecnologias de informação e comunicação vem crescendo de forma significativa em nossas vidas. Trazendo para o nosso cotidiano uma série de mudanças no acesso ao conhecimento e no relacionamento interpessoal e processos sociais. Isso traz grandes desafios para o campo da educação, por isso não há mídia que não possa ser usada na escola.
            Podemos aplicar as tecnologias desde as atividades de alfabetização/letramento até em níveis mais avançados de escolaridade tornando a nossa prática educativa mais criativa e dinâmica.
            O autor fala que: “Os jovens precisam aprender a ler, mas também a 'escrever' através dos meios de comunicação de seu tempo”. Entretanto grande parte de professores apresentam dificuldades para usar essas tecnologias.
            O que fica claro no texto de Silvio Pereira da Costa, é que alguns professores sabem dos recursos tecnológicos que existem na escola,, não utilizam, ou por muitas vezes não sabem utilizar. Acreditamos que se trabalharmos com todos esses recursos disponíveis, a nossa prática pedagógica com certeza, fará uma grande diferença.

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário